Nota Biográfica:
Ana Pires é geógrafa, licenciada pela Universidade de Coimbra, integrou os quadros da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro desde 1974 a 2010.
Em 1990 coordenou o projeto da edição do Catálogo de Artesanato da Região Centro, publicado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional e para o qual escreveu vários textos. Desde então, que os seus interesses se focalizaram no devir das Artes e Ofícios Tradicionais.
Entre 1997 e 2002, a convite do Ministro da Cultura, desempenhou as funções de Delegada Regional da Cultura do Centro. Foi diretora da “mãos – revista de artes e ofícios” durante os treze anos de vida desta publicação (1996 a 2009).
Entre Maio de 2005 e Maio de 2008 integrou o quadro técnico do PPART, oportunidade que lhe permitiu aprofundar o seu interesse pelas produções têxteis portuguesas.
Desde 1990 até à atualidade escreveu, entre monografias, artigos para catálogos e artigos para a revista mãos, cerca de 150 textos sobre Artes e Ofícios Tradicionais.
Em 2005, a obra que desenvolveu, no domínio do estudo e promoção das Artes e Ofícios Portugueses, mereceu-lhe ser agraciada, pelo Senhor Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, com a comenda da Ordem do Infante.