Entrevistas:
Heloísa Cid
Data da entrevista:
04/12/2017,
Projeto:
Resumo:
Heloísa Cid nasceu em 1951, na casa de família onde sempre viveu, na Rua Ramalho Ortigão. Toda a sua infância foi passada no Bairro Azul, onde também residia grande parte da família.
Estudou no Externato de Santa Cecília, no Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho e, mais tarde tirou o curso de Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico.
Desenvolveu toda a sua vida na área de influência das Avenidas Novas, onde, para além de viver e estudar, passava os tempos de lazer, tendo frequentado o Judo Clube de Campolide e o Clube de Tiro de Monsanto.
Durante a frequência da faculdade, refere a exigência acrescida sentida pelas alunas, que eram acusadas de tirarem “curso de matrimoniais”, não sendo tão levadas a sério como os alunos rapazes. Refere, também, que as raparigas ajudavam os colegas rapazes nos estudos uma vez que, se reprovassem nos estudos, teriam de ir para a Guerra Colonial. Durante esses anos, recorda as movimentações estudantis, quer antes, quer após o 25 de Abril de 1974.
Mais tarde, tirou vários cursos de pós-graduação em Universidades de renome no estrangeiro, onde percebeu que os seus professores do IST eram figuras de referência no panorama geral da Engenharia Civil.
Em criança, relembra o Café do Bairro Azul, onde ganhou o hábito de beber café, com a avó. Já durante a faculdade, ia aos cafés, com os colegas, para estudar e preparar-se para os exames, principalmente o café Mexicana, o café Império e a cervejaria Alga. Frequentava, também, a Feira Popular, principalmente com os pais e a avó, de que relembra as diversões, os cafés e as bancas de venda de bonecos de barro.
Durante a faculdade, passou a frequentar, ainda, a Gulbenkian, onde se preparava para os exames.
Concluída a Licenciatura em Engenharia Civil, trabalhou nas empreitadas de Setúbal do projecto de habitação social SAAL, na Direcção Geral de Portos e, mais tarde, teve um papel de destaque na construção do Porto de Sines.
Ainda hoje continua a fazer os mesmos circuitos, nas Avenidas Novas, que considera serem a sua área de referência.
Mantém até hoje a casa onde nasceu, embora no último ano a tenha restaurado e alugado. O trabalho de restauração foi feito com enorme cuidado, mantendo as características originais da casa.
FICHA DE ENTREVISTA
Entrevistado: Heloísa Cid
Entrevistador: Luísa Seixas, Inês Castaño
Data da Entrevista: 4 de dezembro de 2017
Edição de vídeo: Ana Campos
Heloísa Cid
Entrevistado
Recolhas
Objetos
Iconografia
Heloísa Cid com a mãe e Tia Lurdes
Heloísa Cid e mãe na Avenida da Liberdade
Heloísa Cid com o Tio Avô
Heloísa Cid no seu primeiro Natal
Heloísa Cid com a mãe na antiga feira popular
Heloísa Cid no Parque Eduardo VII
Heloísa Cid e família no Natal
Heloísa Cid com a boneca Mimi
Heloísa Cid com o boneco Jorge
Heloísa Cid na antiga Feira Popular
Heloísa Cid no seu primeiro Natal
Heloísa Cid na antiga Feira Popular
Heloísa Cid com o seu boneco Jorge
Heloísa Cid com a mãe no aeroporto
Heloísa Cid com a mãe no Parque Eduardo VII
Heloísa Cid no Parque Eduardo VII
Heloísa Cid com a tia Lurdes no Bairro Azul
Heloísa Cid na Ramalho Ortigão
Heloísa Cid no Parque Eduardo VII
Heloísa Cid com os pais e a avó no Parque Eduardo VII
"Terras" no final da Ramalho Ortigão
Heloísa Cid no seu primeiro Natal
Heloísa Cid no seu primeiro Natal