Entrevistas:
Isménio Fernandes de Pinho
Data da entrevista:
18-01-2020, Torre da Oliva, São João da Madeira
Projeto:
Resumo:
Isménio Fernandes de Pinho é natural de São João da Madeira. Tinha 15 irmãos, passando a sua família por algumas dificuldades financeiras. Isménio frequentou a escola até aos 10 anos, quando começou a trabalhar para ajudar a família, numa mercearia muito frequentada por trabalhadores da fábrica da Oliva.
Também trabalhou em farmácias, até ingressar na fábrica da Oliva, em 1947, com 14 anos onde já trabalhava um cunhado seu. Inicialmente pertenceu ao sector da mecânica, sendo, depois, transferido para a produção de máquinas de costura. Em 1985 foi transferido para o sector das torneiras, chegando a ser encarregado técnico do controlo de qualidade.
Tendo passado por várias secções, descreve as várias etapas de produção e as secções da fábrica. Através da Oliva, fez um estágio de formação na Alemanha. Apesar das dificuldades com o alemão, considera que foi uma experiência muito positiva para a sua carreira. Recorda as diferenças no trabalho e na fábrica antes e depois da Revolução de 25 de Abril de 1974 e as convulsões entre patrões e funcionários. Foi sindicalista, por nomeação dos colegas, durante 7 anos. Recorda alguns problemas de segurança no trabalho, relatando acidentes que aconteceram com colegas. Considera que o ambiente entre os colegas de trabalho era muito bom, criando relações de amizade duradoras. Considera que a Oliva foi uma escola, tendo aprendido muito mais que métodos de trabalho, ao longo da vida.
Susana Domingues
Entrevistador
Isménio Fernandes de Pinho
Entrevistado
Recolhas
Objetos
PIN comemorativo - Clube Cu[...]
Porta-Chaves da Cooperativa[...]
Medalha de 25 de serviço - [...]
Medalhão do Centro de Cultu[...]