Entrevistas:
Patrício Maceda
Data da entrevista:
19-01-2020, Torre Oliva
Projeto:
Resumo:
Patrício Maceda é natural de São João da Madeira. Os seus pais sempre estiveram ligados ao sector do calçado, tendo uma pequena empresa familiar de calçado ortopédico, a Fermani. A mãe de Patrício foi, também, gaspeadeira na fábrica da empresa Maneli. Patrício e um irmão nunca quiseram trabalhar no sector do calçado, recordando a dureza do trabalho dos pais e as dificuldades financeiras que o declínio da empresa causaram. Vê esse processo como natural e muito ligado ao desenvolvimento industrial da cidade de Felgueiras.
Estudou em São João da Madeira e frequentou o Centro de Artes e o Campo de Férias da cidade. Considera que essas vivências estimularam muito a sua vertente criativa, o que levou ao interesse por serigrafia desde muito cedo. Assim, em Santa Maria da Feira, partilhou os conhecimentos na área da serigrafia junto da comunidade escolar e, mais tarde, em Associações da Região, expandindo os seus interesses para todo o mundo da impressão.
Mais tarde, trabalhou numa firma de Fotografia Aérea, durante cerca de 6 anos, o que levou a que, em 2000, abrisse, com amigos, a Cash Design, uma empresa de design gráfico e impressão. A empresa foi responsável por todo o design gráfico da Viarco até Patrício ser incluído a tempo inteiro nos quadros de pessoal da Viarco.
Descreve o trabalho na Viarco como um equilíbrio entre o tradicional e clássico, e o moderno e inovador, referindo a importância de todo o público alvo ser capaz de reconhecer o produto e a marca pela embalagem dos lápis. Mostra orgulho em ter participado no processo de transição de imagem da marca e de criação da ArtGraf. Também tem trabalhado nas ações internacionais da Viarco, em feiras internacionais do sector e, ainda, em ações de prospeção de mercado. Destaca a importância da colaboração com artistas e com diferentes sectores industriais, vendo a partilha de ideias e de conhecimento como uma das maiores riqueza da atividade.
José Patrício Gomes Maceda
Entrevistado
Diogo Filipe dos Santos Ferreira
Entrevistador