Entrevistas:
Manuel de Oliveira Pinho
Data da entrevista:
17-01-2020, Torre da Oliva, São João da Madeira
Projeto:
Resumo:
Manuel de Oliveira Pinho é natural de Escapães, Santa Maria da Feira. Começou a trabalhar muito cedo, aos 11 anos, em São João da Madeira, na fábrica de calçado Solimar, entre a secção do acabamento e de fabrico.
Por ter ambição de ser cortador de calçado, frequentou o curso de Modelação, no Centro de Formação da Indústria do Calçado.
Manuel explica detalhadamente os vários métodos de modelagem e montagem de calçado.
Relata a substituição das formas de madeira por formas de plástico. Cumprido o serviço militar, mudou para a fábrica da Mogli, Lda, uma empresa do Grupo Nilo especializada no calçado feminino e ortopédico infantil.
Fundou uma empresa, com sócios, a Paquito, Almeida Correia e Lda, especializada em calçado ortopédico infantil, onde trabalhou durante 25 anos, até à reforma. Na fábrica, a produção era feita com máquinas de costura Oliva.
Explica as diferenças no desenho e no fabrico entre o calçado normal e o ortopédico, trabalhando, maioritariamente, de acordo com receitas médicas.
Contribuiu para as atividades da Universidade Sénior de São João da Madeira, tendo feito ferramentas, chapéus e sapatos em barro que hoje estão em exposição.
Destaca a inegável qualidade do calçado português, recebendo elogios tanto em nome das fábricas para quem trabalhou, como à sua empresa.
Inês José
Entrevistador
Manuel de Oliveira Pinho
Entrevistado
Recolhas
Objetos
Instrumentos de corte (Calç[...]
Instrumentos usados na mont[...]
Instrumentos usados na fase[...]
Instrumentos usados na fase[...]
Ferros de marcar números de[...]
Forma de ferro para calçado[...]