Entrevistas:
Urbino Grave
Data da entrevista:
Vale de Ílhavo
Projeto:
Resumo:
Urbino Grave nasceu a 11 de julho de 1939 em Vale de Ílhavo, onde sempre residiu e trabalha. É filho de agricultores e neto de um dos moleiros da aldeia, proprietário de uma azenha. Concluído o ensino primário iniciou-se na vida profissional na moagem da família; distribuía farinha pelas padarias da região.
Depois de casado foi trabalhar para o escritório da Companhia União Fabril (CUF), que na década de 60 era um grande grupo industrial; porém quando foi transferido para Coimbra resolveu regressar à moagem da família.
Integrou uma das coletividades da aldeia, durante largos anos, e nessa sua jornada angariaram vários donativos que permitiram construir o Centro Cultural Nossa Senhora da Paz.
Apesar de nunca ter integrado os Cardadores, recorda do Carnaval a “dança do santo”, e mascarar-se de mulher.
Das festas religiosas da aldeia lembra a festa do Espírito Santo, da qual foi muitas vezes mordomo. Mais recentemente há a tradição da “Queima do Judas”, na qual, atualmente, homenageiam alguém da aldeia: no último ano foi o Sr. Urbino.
Noutros tempos quase todas as pessoas criavam animais, nomeadamente porcos, mas nem todos sabiam matar, pelo que recorriam ao Sr. Urbino. Não cobrava por este serviço, pelo que as pessoas agradeciam doando carne, razão pela qual nunca lhe faltou este alimento em casa.
Diz que a melhor altura para visitar a aldeia é no Carnaval, que tem fama e atrai sempre muitos visitantes.
Urbino Vieira Grave
Entrevistado
Carmo Ambrósio
Entrevistador