A carregar...

PESSOAS
x
Nome completo:
Américo da Silva Ramalho
Nota Biográfica:
Subscritor da SEDES nº 68 - Américo da Silva Ramalho, Empregado de escritório
Nasceu Aveiro, 18 de dezembro de 1935 e faleceu em Lisboa, 7 de janeiro de 2019.
Percurso escolar e académico
Frequentou Direito até ao 3.º ano e Psicologia Aplicada, também até ao 3.º ano, em Coimbra e Lisboa, no início da década de 1960.
Frequentou e concluiu o Curso de Relações Públicas do Instituto Novas Profissões entre 1965 e 1970.
Licenciatura em Ciências Humanas e Sociais (Economia e Sociologia) da Universidade Nova de Lisboa em 1980.
No Instituto Superior de Novas Profissões, foi Professor de Estratégias Psicossociológicas das Instituições (4.º ano); do Seminário do Curso Superior de Relações Públicas e Publicidade; de duas pós-graduações do INP: “A Comunicação e a Gestão das Organizações” e “Comunicação e Marketing”.
Foi responsável pela docência da cadeira de Relações Públicas da Escola Superior da Polícia e professor convidado do Master of Business Communication da European University. Na década de 1990 foi Cours Director, para Portugal, do MARPE - Mestrado em Relações Públicas Europeias no âmbito do Programa Erasmus/Sócrates. Foi monitor em Cursos e Seminários da especialidade de carácter nacional e internacional.
Elaborou o programa da disciplina de Relações Públicas para os três anos do Curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, a convite do GETAP do Ministério da Educação. Orientou sessões de formação e reciclagem para Professores de Relações Públicas, a convite da Direção Geral do Ensino Secundário.
Foi preletor no Seminário de Marketing e Comunicação para a Administração Pública (organização da AERLIS - ISCTE); em Conferências anuais, em matérias de Relações Públicas e Comunicação Social no ISCIA, ISCIE, ISPAB, ISVOUGA, ISACE e ISMAIA; preletor e moderador das Jornadas de Comunicação Social do ISCSP.
Foi coautor do programa da disciplina de Relações Públicas dos 10º e 11º anos de escolaridade, bem como dos respetivos textos de apoio.
Foi Presidente da Comissão de Análise de novas licenciaturas em Relações Públicas e arguente de teses de pós-graduação e de licenciatura, respetivamente na Escola Nacional de Saúde Pública e na Universidade Nova de Lisboa.
Desempenhou diversas funções de gestão no Instituto de Novas Profissões desde meados da década de 1970 até 2002. Nomeadamente, presidiu à Comissão de Coordenação do Curso Superior de Relações Públicas e de Publicidade e foi Presidente do Conselho Pedagógico.
Participou em reuniões e congressos internacionais de Relações Públicas (Bruxelas, Paris, Genéve, Salzburg, Roma e Lisboa).
Percurso profissional
De 1965 a 1969 Foi encarregado de estudos e legislação do trabalho do Departamento de Pessoal da Mobil Oil Portuguesa de 1965 a 1969, ano em que se tornou assistente do diretor de Relações Públicas do Departamento de Relações Públicas da Mobil Oil Portuguesa. De 1972 a 1974 foi adjunto do chefe de serviço das Relações Públicas da CP – Caminhos de Ferro Portugueses.
Em fevereiro de 1974 assumiu o cargo de chefe de gabinete de Relações Públicas dos Caminhos de Ferro Portugueses (com a direção das áreas de Relações Exteriores, Relações com a Imprensa, Comunicação Interna, Atividades Comunitárias, Projetos Especiais e Publicidade Institucional). Integrou o comité restrito dos “Chefs de Relations Publiques et Press” da UIC e presidiu ao “Grupo de Chefes de Publicidade” da União Internacional dos Caminhos de Ferro – UICF. Exerceu este cargo até dezembro de 1999.
Foi membro da Comissão Técnica do 1.º Congresso Português de Relações Públicas, em 1988.
A partir do ano 2000 a sua atividade profissional centrou-se nas atividades letivas e de gestão no Instituto de Novas Profissões, funções que acumulou com a de vogal da comissão de avaliação de cursos superiores do Ensino Politécnico do âmbito das Relações Públicas e de assessor do Conselho de Gerência para as Relações Institucionais na CP - Caminhos de Ferro Portugueses.
Desenvolveu estudos de estrutura e/ ou reorganização de diversos departamentos de Relações Públicas e de Comunicação de Ministérios e de Empresas Públicas e Privadas.
De 1960 a 1973 foi cronista na Rádio Renascença, com uma rubrica trissemanal na “23.ª Hora”, sobre temas de sociologia.
Colaborou em diversos jornais e revistas.
Atividade associativa
Além de fundador da SEDES, fundou, em 1968, a Sociedade Portuguesa de Relações Públicas (SOPREP), foi o delegado português no CEDET – uma organização dedicada aos problemas de ensino das Relações Públicas e da Comunicação Social da Conféderation Europeénne de Relations Públiques (CERP), Presidente da Assembleia Geral. Em 1982 e nos anos seguintes foi Presidente do Conselho Profissional da Associação Portuguesa de Relações Públicas (APREP). Foi membro da comissão organizadora da DIRCOM (Associação de Diretores e Técnicos de Comunicação) e Presidente da Assembleia Geral da APAC (Associação Portuguesa dos Amigos do Caminhos de Ferro) desde a sua fundação, em 1977, até se reformar, em 2002.
Projeto: