A carregar...

PESSOAS
x
Nome completo:
João José Ferreira Forte
Nota Biográfica:
Subscritor da SEDES nº 64 - João José Ferreira Forte, Eng. Agrónomo
Nasceu a 5 de fevereiro de 1923, em Pêro Viseu, no Fundão, Castelo Branco. Completou os estudos liceais em Castelo Branco, entre 1933 e 1940.
Formação e percurso académico
Licenciado em 1945 em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia.
Percurso profissional
Fez carreira como funcionário público, tendo ingressado nos quadros da Junta da Colonização Interna em 1945. De 1947 a 1951 trabalhou nos Serviços Centrais da Junta de Colonização Interna. A partir deste último ano foi delegado da Junta de Colonização Interna do distrito de Castelo Branco e da Guarda. No exercício destas funções, foi responsável pela aplicação da Lei dos Melhoramentos Agrícolas na região e acompanha e fomenta todas as iniciativas de infraestruturas nestes sectores. Igualmente em 1951 assumiu o cargo Presidente da Comissão Técnica Regional do Ministério da Economia, criado nesse mesmo ano.
Foi inspetor-chefe da Junta de Colonização Interna em 1971. Integrou a Direção-Geral Técnica e Administrativa do Ministério da Agricultura, em 1977. Foi subdiretor da Direção Regional da Agricultura da Beira Interior de 1981 a 1983. Regressou aos quadros da Inspeção da Junta de Colonização Interna, em 1984. Reformou-se em 1992.
Percurso associativo e político
Foi eleito deputado à Assembleia Nacional, pelo círculo de Castelo Branco, nas eleições de 1969 e exerceu o seu mandato na X Legislatura do Estado Novo, integrando a comissão de Economia. Subscreveu, com Sá Carneiro, o projeto de revisão constitucional. Como membro da Comissão de Economia e deputado, participou em propostas de lei e debates relativos a questões económicas: subscreveu o parecer da Comissão de Economia sobre a proposta de lei de autorização de receitas e despesas para 1970; subscreveu um projeto de lei sobre acordos coletivos de comercialização de produtos agrícolas, florestais ou pecuários e outro sobre o crédito de colheita pelo processo de warrantagem; participou no debate de um aviso prévio sobre ordenamento do território; subscreveu o parecer das Comissões de Finanças e de Economia sobre a proposta da Lei de Meios para 1972; subscreveu o parecer da Comissão de Economia relativo à proposta de lei sobre fomento industrial; subscreveu propostas de aditamento à proposta de lei de autorização de receitas de despesas para 1973 e propostas de aditamentos à Lei de Meios de 1973; subscreveu várias propostas às diferentes bases da proposta de lei sobre agrupamentos complementares de empresas; participou no debate sobre as contas gerais do Estado referentes a 1971.
Projeto: