Descrição:
O projeto “Memórias da Guerra Colonial” pretende conhecer e registar os testemunhos dos deficientes militares que prestaram serviço na guerra que se travou em Angola, Moçambique e na Guiné, à época designadas de províncias ultramarinas de Portugal, entre 1961 e 1974, também conhecida por Guerra do Ultramar ou Guerra de África. Ao recolher e valorizar as suas vivências e percepções, o projeto procura caracterizar a experiência vivida no conflito, nas suas múltiplas dimensões, considerando os seus impactos diretos e indiretos, nos próprios e nas suas famílias. Trata-se de um contributo fundamental para o aprofundamento da compreensão desse facto histórico, ao mesmo tempo que se alinha com o trabalho desenvolvido pelo Plano de Ação para Apoio aos Deficientes Militares (PADM), prevenindo o isolamento, a solidão e promovendo a saúde destes cidadãos.
A iniciativa surgiu do Plano de Ação para Apoio aos Deficientes Militares (PADM), via CRPG – Centro de Reabilitação Profissional e contou com o apoio da Fundação Aga Khan (AKF Prt) e da Fundação ”la Caixa” (LCF). Foi desenvolvido em parceria com o programa Memória para Todos®, do polo História, Territórios e Comunidades (HTC – NOVA FCSH) do Centro de Ecologia Funcional – Ciência para as Pessoas e o Planeta, da Universidade de Coimbra (CFE – UC), e a Keep – Knowledge for Peace, People and the Planet.
Os registos integram entrevistas, documentos e objetos históricos, disponibilizados pelos deficientes militares entrevistados.
Os registos recolhidos vão sendo acrescentados nesta página à medida que forem recolhidos e após concluído o processo de tratamento.