O Programa

Memória para Todos® é um programa de investigação e partilha de conhecimento que integra múltiplos projetos. Com mais de dez anos de atividade, constitui um dos maiores repositórios de história oral em Portugal, com contribuições de outros países, nomeadamente de África e da América Latina, promovendo a convergência entre diferentes tipos de património e o diálogo interdisciplinar.

O programa funciona como repositório, arquivo, infraestrutura de investigação e plataforma de preservação do património. Inclui mais de 1.200 entrevistas publicadas, juntamente com centenas de fotografias e documentos, todos organizados de forma meticulosa através de um sistema de gestão de património cultural, contextualizados e georreferenciados para refletir as pessoas, comunidades e paisagens envolvidas. Ao documentar memórias ligadas a territórios e ambientes específicos, o projeto aprofunda a nossa compreensão sobre como as pessoas interagem e percebem os seus contextos culturais e naturais.

Esta iniciativa coletiva de ciência cidadã reúne instituições públicas e privadas, incluindo arquivos, bibliotecas, municípios, escolas e associações locais, com o objetivo de estudar, organizar e disseminar património histórico, cultural, tecnológico e digital em diversas regiões.

Como projeto de história pública, o Memória para Todos cria coleções acessíveis e em acesso aberto que documentam histórias de vida individuais e comunitárias, contribuindo para uma compreensão mais profunda do património cultural e social de Portugal, África, América Latina e outras regiões. Estas coleções oferecem informações ricas sobre histórias pessoais enquanto fomentam um sentimento de identidade e pertença além-fronteiras.

Além de preservar memórias, o programa enfatiza a mediação de conhecimento a longo prazo, garantindo que os resultados científicos sejam acessíveis a comunidades mais amplas. Através da sua abordagem participativa, Memória para Todos fortalece a relação entre a comunidade científica e o público, particularmente no apoio às transições sociais e culturais.

Alinhado com o compromisso da Europa com a ciência aberta, o Memória para Todos destaca a importância da educação, da democratização do conhecimento e do papel dos arquivos históricos na promoção de uma sociedade mais inclusiva e tolerante, especialmente perante as revoluções digitais e da inteligência artificial em curso.

O Memória para Todos é um programa do grupo História, Territórios e Comunidades, parte do Centro de Ecologia Funcional – Ciência para as Pessoas e o Planeta, na Universidade de Coimbra. É apoiado por uma vasta equipa de investigadores dedicados a fomentar a colaboração interdisciplinar e a partilha de conhecimento. O programa também visa aproximar a ciência da sociedade, tornando a investigação mais acessível e envolvente para diversas comunidades, com um foco na preservação e valorização do património partilhado de pessoas e lugares.

The program encompasses various projects and initiatives, created by us or suggested by the community, that involve the public in their development process. The first actions, dating back to 2009-2010, took place as part of the Celebrations for the Centenary of the Republic, challenging the Portuguese community to share memories, testimonies, and objects that depicted the establishment of the Republic in Portugal (October 5th, 1910) and the history of the First Republic (1910-1926) in an effective Citizen Science environment. Since then, and especially from the “Portugal 1914” project (https://portugal1914.org), the program has formalized and developed, with the mission of collecting, sharing, and preserving memories and testimonies, democratizing access to historical research tools, promoting collaborative research dynamics, producing and disseminating knowledge, and creating new sources for research, focusing on the social dynamics of memory construction as an essential factor for defining identity.

View Projects
1st Memory for All Conference: History, Patrimony and Communities. November 13rd to 15th, 2019. Teatro Aberto.
2nd Memory for All Conference: Communities and Sustainability. November 18th, 2020. Fundação Mário Soares.
3rd Memory for All Conference: Preserving and Sharing Memories. November 11th and 12th, 2021. Impresa Nacional Library.
4th Memory for All Conference: Memories for Sustainability, Territories and communities. June 20th and 21st, 2024. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. NOVA University Lisbon.
 

CASTAÑO, Inês, QUEIROZ, Inês, ROLLO, Fernanda, SEIXAS, Luisa, SILVA, Filipe, "Memory from the Avenues. A collaborative strategy towards local history and heritage", Memoria Media Review 3. Art.8. 2018

ROLLO, Fernanda. "Desafios e responsabilidades das humanidades digitais: preservar a memória, valorizar o património, promover e disseminar o conhecimento. O programa Memória para Todos." Estudos Históricos n. 69, 2020, DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2178-149420200001000010

ROLLO, Maria Fernanda, "Memória para Todos. Um programa de história pública e colaborativa" in História Pública em Movimento, Juniele Rabêlo de Almeida e Rogério Rosa Rodrigues (org.), Letra e Voz, 2021, pp. 39-45. (historia-publica-em-movimento-juniele-rabelo-de-almeida-e-rogerio-rosa-rodrigues)

ROLLO, Maria Fernanda; CASTAÑO, Inês; SEIXAS, Luísa; JOSÉ, Inês; CASTRO, Mariana Reis, DINIZ, Sofia; PINTO, Sofia Costa, "Vai dar Raia - Memórias do Contrabando no Douro Superior", Jornalíssimo, 2021 (https://jornalissimo.com/historia/vai-dar-raia-memorias-do-contrabando-no-douro-superior/).

ROLLO, Maria Fernanda; SILVA, Filipe Guimarães; CASTAÑO, Inês; QUEIROZ, Maria Inês; SEIXAS, Luísa (Eds.), Atas do Encontro Memória para Todos 2019, Lisboa, 2021: https://run.unl.pt/handle/10362/168486 

ROLLO, Maria Fernanda; MARTINS, Maria João. Atlas Portugal Biosphere Reserves / Reservas da Biosfera de Portugal. Lisboa, Portugal: NOVA FCSH. 2023.

ROLLO, Maria Fernanda. História das Reservas da Biosfera de Portugal. Lisboa, Portugal. 2023.

ROLLO, Maria Fernanda; JOSÉ, Inês. Parque de Serralves. 100 Anos de História - Serralves Park. 100 years of History. Porto, Portugal: Fundação de Serralves. 2023