Maria de Fátima Lopes nasceu em Bruçó. Com os seus 10 anos foi viver com os padrinhos em Vilarinho dos Galegos: Luzia e Manuel Maria Afonso, o conhecido contrabandista “Trola”. Viveu também no Porto e no Algarve, onde o marido, guarda fiscal, esteve destacado. Trabalhou desde cedo na taberna dos padrinhos por ser, ao contrário deles, alfabetizada, o que lhe permitia tomar nota dos pedidos dos clientes e ainda das encomendas de produtos contrabandeados pelo padrinho. Recorda como era a vida em Vilarinho dos Galegos e vários aspectos da prática do contrabando: as estratégias usadas para passar a fronteira e para comunicar, os produtos contrabandeados, as dificuldades e os perigos associados e a relação dos contrabandistas com a Guarda Fiscal.
0:00 – Informação biográfica
0:49 – Vida na aldeia: população, habitações e condições de vida
1:32 – Escolaridade
2:45 – Produção agrícola, comércio e alimentação
7:07 – Relação com Espanha e contrabando
7:30 – Produtos contrabandeados
8:44 – Contrabando: dificuldades e comunicação com espanhóis
9:20 – Venda de produtos contrabandeados
10:01 – Relação com a Guarda Fiscal
10:26 – Contrabando: transporte dos produtos contrabandeados
11:10 – Contrabando: comunicação com espanhóis
11:57 – Touradas em Espanha: passagem da fronteira
13:38 – Estratégias para a travessia do rio
14:42 – Produtos contrabandeados e respetiva venda
16:19 – Contrabando: dificuldades e relação com a Guarda Fiscal
16:55 – Contrabando: encomenda e venda de produtos
18:12 – Postos da Guarda Fiscal
18:59 – Relação de contrabandista “Trola” com a Guarda Fiscal
19:41 – Estratégias usadas pelos contrabandistas
20:00 – Contrabando: percursos e travessia do rio
20:50 – Construção da barragem e subida do rio
21:19 – Postos da Guarda Fiscal
21:38 – Contrabando individual e em grupo
22:34 – Produtos contrabandeados
23:20 – Abertura das fronteiras
23:33 – Informação biográfica e familiar
24:10 – Postos e trabalho na Guarda Fiscal
25:47 – Prisão de contrabandista “Trola” pela PIDE
27:05 – Informação biográfica e familiar
28:47 – Trabalho na Guarda Fiscal
30:13 – Informação biográfica e familiar
Duas panelas de esmalte, com cobertura acastanhada. Duas panelas de esmalte, com cobertura acastanhada. Panela de esmalte com cobertura acastanhada. Panela de esmalte com cobertura acastanhada. Panela de esmalte com cobertura acastanhada. Dois pratos de pirex, um transparente e um amarelo, de diferentes tamanhos. Prato de pirex transparente. Prato de pirex transparente. Prato de pirex amarelo. Prato de pirex amarelo. Dois pratos de esmalte, brancos, de diferentes tamanhos. Pratos de esmalte, brancos, de diferentes tamanhos. Pratos de esmalte, brancos, de diferentes tamanhos.
Chapéu de Manuel Maria Afonso “Trola”. Chapéu de Manuel Maria Afonso “Trola” (pormenor). Chapéu de Manuel Maria Afonso “Trola”. Chapéu de Manuel Maria Afonso “Trola”. Chapéu de Manuel Maria Afonso “Trola”.
Fotografia a preto e branco dos padrinhos de Maria de Fátima Lopes: Luzia e Manuel Maria Afonso (“Trola”). Sem data. Fotografia a cores de Manuel Maria Afonso (“Trola”). Na cabeça tem uma boina preta característica do contrabando com Espanha (recente).
Fotografia tipo passe a preto e branco de Manuel Maria Afonso (“Trola”), com o uniforme do exército, em Lamego (sem data).Fotografia tipo passe a preto e branco de Manuel Maria Afonso “Trola” (sem data). Fotografia polaroid de Manuel Maria Afonso (“Trola”) na varanda da casa da afilhada, Maria de Fátima Lopes, em Mogadouro (provavelmente da década de 1970). Bilhete de identifidade de Manuel Maria Afonso (“Trola”), emissão 2004. Bilhete de associado da Cooperativa Agrícola Sabodouro, de Mogadouro, de Manuel Maria Afonso (“Trola”)