Francisco de Azevedo e Castro é natural da Foz do Arelho, tal como toda a família. Tem relação com a Lagoa desde a infância, tendo lá aprendido a nadar. Ao longo da vida tem desenvolvido inúmeras actividades na Lagoa e, actualmente, tem um projecto de turismo-aventura com forte componente científica.
Estudou em Faro, mas sempre manteve a ligação com a região, tendo voltado a fixar-se na Foz do Arelho após acabar os estudos.
Aprendeu a apanhar marisco em adolescente, tendo sido mariscador durante as férias e, com os pais, fazia pesca ao candeio.
Vê com pena o fim da pesca ao candeio, que considera ser uma prática histórica merecedora de preservação. Lamenta o assoreamento da Lagoa, recordando os fundos de 8-9 metros.
Recorda corridas de barcos, que levaram à construção do cais.
Reconhece as potencialidades da Lagoa e espera que a futura legislação a proteja.
0:00 – Informação biográfica
0:08 – Relação com a Lagoa
0:47 – Recolha de memórias da região
1:48 – Projecto de turismo-aventura
2:16 – Merchandise da Foz do Arelho
2:52 – Apanha de marisco
3:22 – Memórias na Lagoa
4:18 – Defesa da pesca ao candeio
4:57 – Alterações na Lagoa
5:56 – Caça de patos
6:05 – Aves na Lagoa
7:08 – Melhoria nos níveis de poluição
7:22 – Potencialidade da Lagoa
8:19 – Construção civil
8:59 – Corridas de barcos na Lagoa
9:33 – Espécies de marisco
11:07 – Espécies de peixe
11:20 – Impacto da actividade humana e da poluição
12:19 – Dinâmica marinha e formas de protecção
13:04 – Acção da população e influência dos novos habitantes
Livrinhos de contas corrente Mata-Borrão de madeira Bóia de cortiça, encontrada nas margens da lagoa. Bóia de cortiça, encontrada nas margens da lagoa. Bóia de vidro. Bóia de vidro. Pesos de redes. Usado na parte de baixo das redes para fazer peso e a rede ficar como uma parede vertical debaixo da água Pesos de redes. Usado na parte de baixo das redes para fazer peso e a rede ficar como uma parede vertical debaixo da água Búzio (apupo). Búzio (apupo). Boneco (Bisnaga). Brinquedo com 80 anos, enche-se de água e ao apertar o chapéu liberta-a. Boneco (Bisnaga). Brinquedo com 80 anos, enche-se de água e ao apertar o chapéu liberta-a. Boneco (Bisnaga). Brinquedo com 80 anos, enche-se de água e ao apertar o chapéu liberta-a. Prego (feito à mão) de ferro de uma viga principal da mercearia do avô. Prego (feito à mão) de ferro de uma viga principal da mercearia do avô. Prego (feito à mão) de ferro de uma viga principal da mercearia do avô. Descamisador (serve para descamisar o milho). Descamisador (serve para descamisar o milho). Quarta (para medir cereais). Quarta (para medir cereais). Quarta (para medir cereais). Quarta (para medir cereais). Bartedor (vertedouro). Serve para retirar água das bateiras. Bartedor (vertedouro). Serve para retirar água das bateiras. Bartedor (vertedouro). Serve para retirar água das bateiras. Poita (âncora primitiva) Poita (âncora primitiva)
Fotografia a preto e branco de Francisco Luís da Silva e Ilda Maria da Silva (na ponta esquerda, vestidos de preto) na rua Francisco Almeida Grandella nº115, no centro da Foz do Arelho – “O Lugar”.