Bemposta

A aldeia de Bemposta faz parte, juntamente com as aldeias de Lamoso e de Cardal do Douro, da freguesia da Bemposta, que integra o concelho de Mogadouro. O povoado situa-se em pleno Parque Natural do Douro Internacional, destacando-se entre as suas belezas naturais a cascata da Faia da Água Alta e da Faia do Cuco. Na aldeia residiram, em 1960, 1784 habitantes. Em 2011, contava com 602 residentes. 

Os seus habitantes dedicam historicamente à agricultura e à pecuária, nomeadamente à produção de vinho, de azeite e de cortiça, mas também ao fabrico do linho e à fiação da lã. A vizinhança com Espanha facilitou a atividade ligada ao contrabando, sobretudo de tabaco, azeite, café, tecido e objetos de cozinha. 

Na década de 1960 foi inaugurada a Barragem da Bemposta. Na sua construção participaram muitos dos seus habitantes, que ainda hoje recordam como nessa altura se registou uma grande afluência de pessoas à aldeia. A emigração também fez parte da história da povoação, muitas vezes feita “a salto”, com destino, sobretudo, à Alemanha e à França. 

As festas tradicionais ainda hoje se mantêm, com os seus gaiteiros, chocalheiros, pauliteiros e as suas músicas tradicionais.