Entrevistas:
Domingos Muala
Data da entrevista:
29/09/2022, Parque Nacional da Gorongosa, Chitengo, Moçambique
Projeto:
Resumo:
Domingos Muala recorda os seus primeiros contactos com o Parque Nacional da Gorongosa e como desde cedo se interessou por conhecer as tradições das suas comunidades e como estas se poderiam articular com o projeto do PNG.
Declara que o Parque tem um valor inestimável sob o ponto de vista da fauna e da botânica e que vive uma estratégia de conservação. Reflete sobre o papel das suas ações e como funcionam com base numa permuta de aprendizagens com as comunidades.
Enfatiza o elevado grau de rigor e profundidade com que o Parque vem desempenhando na conservação das espécies e nas ações de defesa e valorização deste ecossistema. Salienta ainda o seu duplo papel pedagógico e formativo, que se vem refletindo no desenvolvimento económico de seis distritos, com perspetivas igualmente estruturantes de convivência entre as comunidades locais e as externas. Ressalta que o “Parque tem uma turma multidisciplinar que ajuda as comunidades a angariar fundos para a economia nacional”.
Considera fundamental “alterar a mente e ajudar a parte financeira das comunidades. Cresce o número de pessoas que trabalham no Parque e a alimentação melhora. O Parque é uma herança de todos nós”.
Domingos João Muala
Entrevistado
Maria Fernanda Rollo
Entrevistador
Kátia Cristina Favilla
Entrevistador
Entrevistador
Pagárrenda
Editor técnico