A carregar...

ENTREVISTAS


Entrevistas:
Miriam Halpern Pereira
Data da entrevista:
15/04/2016,
Projeto:
Resumo:
Miriam Halpern Pereira é professora Catedrática Emérita de História (ISCTE/IUL), com larga produção científica neste domínio. Veio viver para as Avenidas Novas aos oito anos de idade, em 1946, onde viveu até 1962 na zona ocidental-sul, assistindo ao finalizar da construção do Bairro. Voltou mais tarde, em 1999, continuando a viver no bairro, na Avenida Duque de Ávila, até aos dias de hoje. Recorda o Parque Eduardo VII sem a avenida central e que a grande maioria dos lisboetas andava a pé, o que era facilitado pelo diferente traçado das Avenidas da zona, sem as placas centrais.
Estudou nos Liceus D. Filipa de Lencastre e D. João de Castro, do qual tem boas memórias por ter um ambiente mais aberto e com uma maior variedade de alunos. Frequentava o Cinema São Jorge e o Cinema Tivoli, e mais tarde o Cinema Monumental, e recorda, entre tantas outras memórias, os Cafés das Avenidas Novas, em particular o Café Monte Branco, no Saldanha e as tertúlias intelectuais no Café Bocage. Para além dos cafés, destaca a importância das casas e das Associações de Estudantes como locais de convívio, principalmente para reuniões de discussão e crítica política, fomentando-se neles uma cultura de resistência.
Assistiu à transformação que ocorreu nas Avenidas Novas, tanto a nível urbanístico, como arquitectónico, e lembra uma cidade mais pequena, mas maior, no sentido em que os peões tinham muito mais espaço para circular do que actualmente. Recorda, também, o comércio das Avenidas, que funcionava muitas vezes com trabalho infantil, as lavadeiras e os comerciantes ambulantes. Para além disso, assistiu à construção da Cidade Universitária, cujo acesso era feito por um antigo túnel na Avenida 5 de Outubro, e da Gulbenkian, tendo, ainda, frequentado várias vezes a Feira Popular.
FICHA DE ENTREVISTA
Entrevistado: Miriam Halpern Pereira Entrevistador: Luísa Seixas e Filipe Silva Data da entrevista: 15 de abril de 2016 Edição de vídeo: Ana Francisca Bernardo
Ficha Técnica
Miriam Halpern Pereira Entrevistado
Recolhas

Bandeja esculpida em madeira
Caneca esculpida em madeira.
Caneca esculpida em bambu.
Suporte de guardanapos em forma de cacau.
Bolsa de coco.
Colheres de pau.
Canoas esculpidas em madeira.
Tartaruga esculpida em madeira.