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ENTREVISTAS


Entrevistas:
Ana Costa e José Vieira
Data da entrevista:
19-01-2020, Torre da Oliva, São João da Madeira
Projeto:
Resumo:
Ana Cristina Costa é natural de São João da Madeira e é casada com José Miguel Vieira Araújo, também natural de São João da Madeira e bisneto do fundador da Viarco. O pai de Ana também era industrial, o que fez com que, desde cedo, trabalhasse e ganhasse conhecimentos sobre as dinâmicas industriais. Licenciada em Gestão, trabalhou no sector da borracha até decidir mudar de sector, começando a estagiar na Viarco, onde teve contacto com novas tarefas e áreas de trabalho. José sempre viveu com a Viarco como uma presença constante. Formado em Marketing e Relações Públicas, estagiou na empresa da família. No entanto, enquanto estudava, trabalhou em vários armazéns, entre outros, de supermercados. Na sequência de circunstâncias familiares que alteraram a estrutura da empresa, em 2000, José assumiu a administração da Viarco a tempo inteiro, começando por trabalhar no sentido de evitar a sua venda a um grupo internacional. Assim, abriu-se espaço para a concentração do negócio no sector dos lápis, em detrimento da produção de chapéus e sapatos, que a empresa também tinha. Primando por uma administração próxima dos acionistas, José mantém como constante prioridade a modernização da Viarco e a inovação dos seus produtos. Nessa linha, tanto José como Ana afirmam que o valor de uma empresa, no geral, e da Viarco, em particular, nunca poderá ser medido apenas pela análise dos números, mas também pelo prestígio, pela inovação e pela atratividade no panorama nacional. Durante os anos da crise de 2008/2009, a Viarco passou por dificuldades financeiras resultantes da perda do negócio das grandes superfícies, que começaram a dar preferência ao mercado chinês. Tal levou ao investimento na área do Turismo Industrial, por um lado, e ao incentivo à colaboração direta com artistas, por outro, de forma a reinventar não só o negócio, como a própria marca. Assim, foram criados novos produtos e alargadas gamas como a ArtGraf, que permitiu a penetração em mercados onde, tradicionalmente, a Viarco não se conseguia afirmar. Referem a importância da colaboração com diferentes entidades, como o espaço Maus Hábitos, a Vida Portuguesa, de Catarina Portas e o Centro de Artes de São João da Madeira. Além disso, mantêm uma presença muito assídua em eventos culturais nacionais e internacionais, bem como em feiras empresariais do sector. Graças a um processo muito planeado e eficaz de reinvenção, atualmente a Viarco recebe artistas e colaboradores de todo o mundo que participam na troca de idei
Ficha Técnica
Adolfo Cueto Rodríguez Entrevistador
José Miguel Vieira Araújo Rio Bom dos Santos Entrevistado
Ana Cristina Soares da Silva Costa Entrevistado