Entrevistas:
Maria Virgínia Costa
Data da entrevista:
18-01-2020, Torre da Oliva, São João da Madeira
Projeto:
Resumo:
Maria Virgínia Costa é natural de Oliveira de Azeméis. O seu pai era marceneiro e a sua mãe, costureira. Formou-se no Porto, no Curso Comercial e, graças a bolsas de mérito, ingressou no Instituto Comercial, tendo sido a melhor aluna do país no curso de Contabilidade. Estagiou, de seguida, na EDP do Porto. Em 1955, fez o curso de Pedagogia e tornou-se Professora, no Colégio Júlio Dinis, em Ovar. Em 1957 começou a trabalhar na Oliva, como Assessora da Administração. Trabalhou durante 15 anos com o Engenheiro Gil da Silva.
Aquando da compra da Oliva pela ITT, começou a trabalhar com a empresa, como ITT Senior Reporting Officer, com quem afirma ter aprendido muito. Na sequência da Revolução de 25 de abril de 1974, descreve os processos de luta laboral na empresa e a consequente retirada da ITT da empresa.
Descreve ao pormenor o processo de declínio financeiro da Oliva, com a subdivisão da empresa em vários núcleos empresariais, dos quais foi nomeada Revisora, e o abandono de algumas produções e a redução de outras.
Depois da falência da Oliva, fundou, em sociedade, a Santos, Carvalho, Silva e Costa, com colegas revisores, passando a exercer o cargo de Revisora para empresas independentes.
Maria Virgínia afirma ter sacrificado certos aspetos da sua vida pessoal pela empresa. No entanto, diz não se arrepender, descrevendo a vida na Oliva com afeto e saudades.
Mariana Reis de Castro
Entrevistador
Maria Virginia de Pinho e Silva Costa
Entrevistado