Entrevistas:
João Gomes da Costa
Data da entrevista:
16-01-2020, Torre da Oliva, São João da Madeira
Projeto:
Resumo:
João Gomes da Costa é natural de São João da Madeira, onde estudou, na Escola Industrial da cidade, no curso de Eletricista. Terminado o curso, estagiou e começou a trabalhar na fábrica da Oliva, no sector da Bobinagem, cujo trabalho descreve detalhadamente.
Recorda a fábrica como o expoente máximo da modernidade e da tecnologia na indústria da região, sendo a maior parte das máquinas importada dos Estados Unidos da América, devido ao Plano Marshall.
Foi mobilizado para a Guerra Colonial, em Angola. Pertencia ao Agrupamento de Transmissões de Angola. Quando voltou, continuou a trabalhar na Oliva, mudando para o sector da Conservação e Avarias. Quando a Oliva foi comprada pela ITT, João foi incorporado no sector do fabrico de torneiras e tubos.
Assistiu ao processo de declínio da empresa, lamentando o seu fecho. Tendo mudado de empresa em 1986, sublinha que a Oliva oferecia ótimas condições laborais, oferecendo equipamentos de proteção física e vários sistemas de convívio e apoio aos funcionários e às suas famílias.
Filipe Silva
Entrevistador
João Gomes da Costa
Entrevistado