Entrevistas:
Graça Alves da Silva
Data da entrevista:
18-01-2020, Torre da Oliva, São João da Madeira
Projeto:
Resumo:
Graça Alves da Silva é natural de São João da Madeira, na zona de Carquejido, a antiga zona industrial da cidade, onde hoje vive.
O seu pai era industrial, no sector das ceras, fundando a Alves & Filhos, Lda, a par de uma agência funerária. Graça recorda que a fábrica de ceras, inicialmente também chapeleira, vendia grande parte da produção para as ex-colónias e para as aldeias, principalmente do interior de Portugal. Durante as férias de verão chegou a trabalhar, com os irmãos e alguns amigos, na fábrica, a furar caricas, usadas como base para o pavio das velas. Este trabalho era incentivado pelo pai, que valorizava muito o trabalho, por ter crescido numa situação financeira complicada.
Por estar deslocada da nova zona industrial, a empresa de ceras do pai foi encerrada e parcialmente demolida pela Câmara Municipal de São João da Madeira. Graça tentou mudar as instalações da fábrica para a zona de São Vicente, situação que foi dificultada por uma onda de furtos que assolou a cidade. Vendo-se obrigada a abrir insolvência, Graça fechou a empresa de ceras. Mais tarde, estabeleceu um pequeno negócio próprio, onde trabalha atualmente.
Inês José
Entrevistador
Graça Maria Santos Alves da Silva
Entrevistado
Recolhas
Iconografia
Quotidiano da Fábrica de Ve[...]
Quotidiano da Fábrica de Ve[...]
Quotidiano da Fábrica de Ve[...]
Quotidiano da Fábrica de Ve[...]
Quotidiano da Fábrica de Ve[...]