Entrevistas:
Eurico Pinho Ferreira
Data da entrevista:
17-01-2020, Torre da Oliva, São João da Madeira
Projeto:
Resumo:
Eurico Pinho Ferreira é natural de Cucujães, Oliveira de Azeméis, e vive em Ovar.
O seu pai trabalhou na Empresa Industrial de Chapelaria, como encarregado. Formou-se na Escola Industrial de São João da Madeira começando a trabalhar, ainda como estagiário, na Oliva. Recorda o primeiro vencimento, de 1001 escudos. Explica que escolheu a Oliva para estagiar pela grande variedade de produtos produzidos, a par da proximidade das instalações, uma vez que tinha de ir a pé de e para casa. Começou pela secção de ferramentas, na Mecânica Geral, e, por ter talento para o desenho, passou para a Sala de Desenho, onde ficou até sair da empresa.
Lutou na Guerra Colonial entre 1967 e 1969 e, em 1970, voltou para o seu cargo na Oliva. Trabalhou no sector de motores de combustão, na produção para a Villiers, na tradução dos desenhos de inglês para português e no desenho de novas ferramentas.
Em 1972 mudou de empresa, para a Progresso, que lhe ofereceu melhores condições remuneratórias. Manteve-se no sector metalo-mecânico, até se mudar, na década de 1980, para a Silase, em São João da Madeira.
Em 2008 reformou-se, embora tenha continuado a trabalhar autonomamente.
Recorda as várias viagens que fez nas diferentes empresas, com o objetivo de aprender métodos e processos em feiras industriais do sector metalúrgico.
Refere que, em todas as fábricas em que trabalhou, havia boa relação entre os trabalhadores e aprendizagem dos empregados mais novos com os mais velhos.
Sofia Isabel Plácido dos Santos Diniz

Entrevistador
Eurico Pinho Ferreira

Entrevistado