Entrevistas:
António Rito
Data da entrevista:
Silveiro
Projeto:
Resumo:
António Rito nasceu a 2 de janeiro de 1942, no Silveiro. A mãe trabalhava na agricultura e o pai era vendedor ambulante de azeite. Produziam essencialmente milho e arroz, que vendiam; uma parte dos produtos eram colocados no grémio. Frequentou a escola primária no Silveiro, tendo concluído a 4.ª classe. Naquele tempo, a escola era só para rapazes; as meninas iam para a escola de uma aldeia vizinha.
Desde pequeno que acompanhava a mãe nas idas para o campo, pelo que aprendeu desde cedo as exigências do trabalho agrícola. Das brincadeiras de criança e jovem recorda as idas para o rio, que permitiam a muitos tomar um bom banho, pois a maioria das casas não tinha casas-de-banho.
Profissionalmente, começou por tomar conta do negócio do pai – a venda ambulante de azeite – depois foi trabalhar para a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, na cobrança da eletricidade, e mais tarde transitou para a EDP.
O Silveiro tem duas Associações que foram muito importantes para divulgar a aldeia em toda a região. Como atividades características da aldeia identifica a confeção de esteiras e produção de arroz. Considera que se vive bem na aldeia, a comunidade dá-se bem e as pessoas são acolhedoras.
António Duarte Rito

Entrevistado
Inês José

Entrevistador