Entrevistas:
Ester Martins
Data da entrevista:
9-10-2019, Bemposta
Projeto:
Resumo:
Ester Martins é natural de Bemposta, tal como a sua família. Os seus pais trabalhavam na agricultura, na passagem de emigrantes pela fronteira para Espanha e, no caso do seu pai, na construção da Barragem da Bemposta. Começou a trabalhar muito nova e costumava fazer contrabando, para Espanha, principalmente de café.
Frequentou a escola primária da aldeia, até à então 4ª classe, indo, depois, estudar para o Porto. Enquanto estudava, também trabalhava numa farmácia e num alfaiate. Quando regressou a Bemposta, frequentou o Liceu de Mogadouro.
Emigrou para França, aos 17 anos, onde trabalhou no sector da restauração. Mais tarde, voltou ao Porto, para voltar a estudar, mas teve de voltar para França, por falta de
emprego na cidade.
Quando se casou, emigrou para Espanha, uma vez que o marido trabalhava nas minas das Astúrias. Quando o marido perdeu o emprego, voltaram para Bemposta, onde vivem ainda hoje. Ester abriu uma loja de objetos do lar na aldeia e, mais tarde, um talho e minimercado.
Lamenta as diferenças no convívio social na aldeia, considerando que as relações se tornaram mais distantes do que eram na sua infância.
Recorda as festas tradicionais, principalmente a Festa a Nossa Senhora dos Prazeres, da qual ainda hoje é mordoma.
Inês Filipa Abreu de Castaño

Entrevistador
Ester de Fátima Parra Martins

Entrevistado
Imóveis
Barragem de Bemposta
Património Arquitetónico\Edif[...]
Barragem de Cedillo
Património Arquitetónico\Edifi[...]