Entrevistas:
astelaria Versailles (António Marques)
Data da entrevista:
Projeto:
Resumo:
No número 15 da Avenida da República encontra-se a icónica Pastelaria Versailles, classificada como Património Imóvel do Interesse Público em 1996 pela DGPC ? Direcção Geral do Património Cultural. Destaca-se pelo estilo decorativo, típico do movimento Arte Nova, vigente desde finais do século XIX e pela arquitetura de Manuel Norte Júnior.
O pedido para construção à CML data de 1919, sendo a sua construção de 1922, ano em que é inaugurada com o nome francês Patisserie Versailles. Um redactor do Diário de Lisboa escreve sobre a importância da construção do estabelecimento: “De ha [sic] muito se fazia sentir, neste bairro, falta dum estabelecimento onde pudesse reunir-se a sociedade elegante, sem ter necessidade de ir à Baixa.” A propósito das Avenidas Novas, escreve ainda “[…] o elegante e populoso bairro em que [a Versailles] se acha instalada a desenvolver-se extraordinariamente, a ponto de constituir, por assim dizer, dentro de poucos mezes, uma nova cidade”. Sofreu, também, obras significativas ao longo do tempo, sendo as mais significativas as de 1947 e 1985.
De facto, a Versailles nasceu com o propósito de casa de chá, mas foi ampliando, ao longo do tempo, as valências do espaço, como café, pastelaria e restaurante. Desde então, e até aos dias de hoje, a Pastelaria Versailles é um lugar de referência na cidade de Lisboa, mantendo fidelizados alguns dos clientes que a frequentam desde os anos 1930 e 1940.
António Marques
Entrevistado