Entrevistas:
Francisco Félix Machado
Data da entrevista:
Projeto:
Resumo:
Francisco Félix Machado nasceu em 1948, na Maternidade Bensaúde, da qual o seu avô era director, e na qual o seu pai também era médico.
Viveu na Rua Elias Garcia, tendo mudado, depois, para uma casa de esquina, entre a Rua Marquês da Fronteira e a Rua Rodrigo da Fonseca, no mesmo prédio onde funcionava o atelier da estilista Ana Maravilhas.
Relembra a construção do Hotel Ritz, que marcou as suas memórias de infância, e o quartel militar que existia na Rua Artilharia 1, onde assistia às cerimónias do render da sentinela.
Considera a antiga freguesia de São Sebastião da Pedreira a sua “aldeia”, de onde tem todas as referências de infância, tendo memórias da Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
Guarda várias informações sobre a Maternidade, pela relação que a sua família tinha com a mesma, e com a própria família Bensaúde.
Frequentou o curso de História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Costumava visitar a Feira Popular, ainda no espaço da actual Fundação Calouste Gulbenkian, onde mais tarde, com o pai, onde assistia a concertos de música clássica.
Posteriormente a família mudou-se para Carcavelos, embora o quotidiano de todos os membros continuasse a ser feito em Lisboa.
Já adolescente e jovem adulto frequentava as Pastelarias Versailles e Ritz, a Papelaria Havaneza, o Parque Eduardo VII e a Estufa Fria, onde ia desde criança, o café Monte Carlo e a pastelaria Ceuta.
Depois de concluir a formação, começou a trabalhar na RTP, no Porto e em Lisboa. Foi, entre outros, director da Rádio Comercial. Já na Avenida 5 de Outubro, assistiu ao episódio de falso alarme de bomba de Manuel Subtil.
Francisco Félix Machado
Entrevistado