A carregar...

PESSOAS
x
Nome completo:
Levi Eugénio Ribeiro Guerra
Nota Biográfica:
Subscritor da SEDES nº 140 - Levi Eugénio Ribeiro Guerra, As. Fac. Medicina
Nasceu em Águeda a 19 de setembro de 1930.
Formação e percurso académico
Licenciou-se em Medicina em 1955 e doutorou-se em 1964.
Foi professor visitante na Universidade d❜Aarthus, na Dinamarca, em 1969 (janeiro-julho). Foi docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto entre 1957 e 2000.
Em 1975 tornou-se professor agregado em Biologia, em 1979 professor agregado em Medicina Interna e, em 1981, professor titular de Medicina.
Tornou-se especialista na Ordem dos Médicos em Medicina Interna e Nefrologia.
Percurso profissional
Ao longo da sua vida foi médico, cientista, pintor, professor catedrático e escritor. O seu primeiro trabalho como médico foi no Hospital de Santo António, no Porto. Foi bolseiro em Paris, no Hospital Necker, no Serviço de Nefrologia, em 1960-61.
Dirigiu os serviços de Biologia Médica entre 1969 e 1972 e Nefrologia, entre 1993 e 2000, assim como o departamento de Medicina, de 1998 a 2000. Foi chefe de serviço de Medicina primeiro no Hospital de Santo António (1981-85) e depois no Hospital de S. João, para o qual foi transferido. Assumiu o cargo de diretor do Hospital de S. João entre 1988 e 1991.
Fundou e dirigiu os serviços de Nefrologia no Hospital de Santo António e no Hospital de São João, em 1993.
Teve um trabalho pioneiro iniciando programas de hemodiálises iterativas que não existiam no Norte e Centro de Portugal, programas que permitiram salvar doentes com insuficiências renais agudas.
Percurso associativo
Foi presidente diocesano da Juventude Universitária Católica.
É “fellow” do American College of Psysicians; membro honorário da Academia Brasileira de Medicina; da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e da Sociedade Portuguesa de Nefrologia; Presidente da Direção do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, no Porto; Diretor Clínico da “DV, Diálises do Vouga, Lda”, na Borralha, Águeda.
Publicações selecionadas
É autor de cerca de cem publicações científicas, 21 exposições individuais de pintura e dois livros de poesia. Tem colaboração jornalística dispersa, destacando-se a coluna semanal, que escreveu durante dez anos, em O Primeiro de Janeiro. Parte do seu trabalho artístico foi editado no catálogo Entre a Medicina, a Escrita e a Pintura, publicado pela Companhia do Diário do Minho, em 2019. Uma parte da sua obra pictórica, de temática religiosa, foi oferecida e encontra-se exposta no museu Pio XII – ao todo, 73 quadros. Em colaboração com a sua mulher, Margarida Negrais, organizou uma exposição itinerante sobre «Os Lusíadas», aos quais dedicou quadros seus, uma exposição com grande sucesso junto de públicos escolares. Publicou, também com Margarida Negrais, O Rim Artificial, na Letras & Coisas, em 2012.
Distinções
Entre os prémios que ganhou conta o de melhor clínica de hemodiálise do mundo em 2010/2012, fundada em Águeda, a sua terra natal.
Recebeu o prémio nacional de saúde 2013 atribuído pelo Ministério da Saúde; o prémio Dr.ª Maria Raquel Ribeiro 2015; o prémio da Associação Portuguesa de Psicogerontologia; a Medalha de Honra (ouro) da cidade, da Câmara Municipal do Porto (2016); a Medalha de Honra (ouro) da Ordem dos Médicos (2016).
Projeto: