A carregar...

PESSOAS
x
Nome completo:
José Maria Freire Brandão de Brito
Nota Biográfica:
Subscritor da SEDES nº 67 - José Maria Freire Brandão de Brito, Estudante
Nasceu em Lisboa, a 10 de janeiro de 1947.
Formação e percurso académico
Licenciado, doutorado e agregado pelo ISCEF/ISEG, onde fez o seu percurso académico, sendo atualmente professor catedrático jubilado de Economia do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.
No período mais recente da sua carreia docente lecionou Macroeconomia; Economia Portuguesa e Europeia; História Económica e História do Pensamento Económico; Globalização e Nova Economia; Globalização e Mercados Regionais; Estratégia e Prospetiva. Desde 2005 é responsável científico pela organização da pós-graduação em Prospetiva, Estratégia e Inovação, ISEG/IDEF.
Cumpriu vários mandatos, entre 1990 e 2011, de Presidente do Departamento de Economia e membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do ISEG. Foi membro eleito do Conselho Geral da Universidade Técnica de Lisboa e, de 2010 a 2012, da sua Comissão Executiva. Entre 2012 e 2013, foi Vice-Reitor da Universidade Técnica de Lisboa e coordenador do grupo de trabalho para a fusão das duas Universidades – Universidade Técnica de Lisboa e Universidade de Lisboa.
Foi investigador integrado do Instituto de História Contemporânea (IHC-FCSH/UNL), onde co-coordenou a linha de investigação Globalização, Integração Europeia e Potências Emergentes e atualmente é investigador de História, Territórios, Comunidades (HTC-NOVA/FCSH).
Percurso profissional
Foi técnico do Instituto Nacional de Investigação Industrial de 1968 a 1975; Subdiretor Geral e Diretor de Serviços da Direção Geral de Comércio Interno/Coordenação Comercial, de 1975 a 1988; Vice-Presidente do Conselho Consultivo do IAPMEI, de 1975 a 1988; Vice-Presidente do Conselho Consultivo do IAPMEI, de 1975 a 1980; Vice-Presidente executivo do Conselho de Administração da TAP – Air Portugal, SA, de 1996 a 1998; Vice-Presidente e Administrador Delegado da Portugal Global, SGPS, SA, de 2001 a 2002. Atualmente é administrador, por Portugal, Grécia, San Marino e Índia, do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) em Londres.
Percurso associativo e político
É membro da Network for Studies on Corporatism and the Organized Interests (NETCOR).
Publicações selecionadas
De uma vasta obra publicada é possível destacar os seguintes livros:
BRITO, José Maria Brandão de, Industrialização Portuguesa no Pós-Guerra (1948-1965): o Condicionamento Industrial. Lisboa: Dom Quixote, 1989.
BRITO, José Maria Brandão de; ROSAS, Fernando (dir.), Dicionário de História do Estado Novo. [Lisboa]: Círculo de Leitores, 1996.
BRITO, J.M. Brandão de (coord.), O País em Revolução. [Lisboa]: Círculo de Leitores, 2001.
BRITO, José Maria Brandão de; RODRIGUES. Cristina, Lisboa: Tinta-da-China, 2013.
BRITO, J.M. Brandão de (coord.), Revolução e democracia. Lisboa: Notícias, 2001.
BRITO, José Maria Brandão de; SANTOS, Paula Borges (coord.), Os Anos Sessenta em Portugal: duas governações, diferentes políticas públicas? Porto: Edições Afrontamento, 2020.
ROLLO, Maria Fernanda; BRITO, José Maria Brandão de; CUNHA, Alice. Coimbra: Almedina, 2014.
Projeto: