A carregar...

PESSOAS
x
Nome completo:
Manuel José Bidarra de Almeida
Nota Biográfica:
Subscritor da SEDES nº 66 - Manuel José Bidarra de Almeida, Empregado de Escritório
(Caria Belmonte, 1930 - Lisboa, 2010)
Formação e percurso académico
Em Lisboa, fez o curso comercial, o curso dos liceus, frequentou até ao terceiro ano o curso de Psicologia no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e formou-se em Relações Públicas no Instituto de Novas Profissões.
Na década de 1960 abriu, associado a Manuel d❜Oliveira Campos, a Livraria S. Pedro, Editora, que divulgou em Portugal as revistas francesas Informations Catholiques Internationales e Croissance des Jeunes Nations. Editou obras de referência do catolicismo e um livro sobre A Crise Académica de Coimbra. No final da década de 1960 empreendeu um outro projeto livreiro que deu origem, em maio de 1970, à Multinova-União Livreira e Cultural. Publicou dezenas de títulos, a grande maioria de cariz cristão. Na sua atividade editorial colaborou com editoras brasileiras, nomeadamente a Vozes e Loyola. Entre os nomes que levou ao público estão os de Leonard Boff e Abel Varzim.
Entrou na Lisnave em 1966, como chefe do Serviço de Pessoal, chefiando igualmente o Serviço de Informações (Publicações). Desempenhou funções nas empresas associadas da Lisnave – Lisnico, onde foi chefe de serviços, e Gaslimpo, onde foi subdiretor.
Após a reforma da Lisnave, dedicou-se a tempo inteiro à editora Multinova.
Percurso associativo
Foi militante da Juventude Operária Católica (JOC), tendo chegado a ser presidente da secção de Santa Engrácia da JOC.
Em março de 1959 subscreveu uma «carta aberta a Salazar», juntamente com outros católicos, em que condenou a violência e os crimes da PIDE.
Assinou também o documento «A posição de alguns católicos», de 25 de outubro de 1965, em que o regime político é criticado invocando princípios da Doutrina Social da Igreja.
Foi um dos fundadores, em abril de 1964, da direção da Pragma - Cooperativa de Difusão Cultural e Ação Comunitária, cuja direção integrou.
Projeto: