A carregar...

PESSOAS
x
Nome completo:
José Manuel Correia Prostes da Fonseca
Nota Biográfica:
Subscritor da SEDES nº 63 - José Manuel Correia Prostes da Fonseca, Eng. Químico-Industrial
Nasceu a 20 de março de 1933 e faleceu a 3 de fevereiro de 2013.
Formação e percurso académico
Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico.
Foi docente no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), sendo presidente do seu Conselho Diretivo entre 1984 e 1990.
Percurso profissional
Esteve na origem e dirigiu o CIFAG – Centro de Informação Formação e Aperfeiçoamento em Gestão. Em 1987 tornou-se administrador do CEDEFOP (European Centre for the Development of Vocational Training) e continuou a sê-lo durante os anos seguintes. Outro cargo que exerceu foi o de secretário executivo do CEEP Portugal, Centro Europeu das Empresas Públicas com Participação Pública.
Percurso associativo e político
Foi presidente da associação de estudantes e secretário-geral adjunto da RIA.
Exerceu o cargo de diretor de Serviços e Vogal da Direção do Gabinete de Estudos e Planeamento de Ação Educativa do Ministério da Educação, entre 1965 e 1972 e Diretor-Geral da Administração Escolar entre 1972 e 1974.
Foi Secretário de Estado da Administração Escolar durante os três primeiros Governos Provisórios, de 15 de maio de 1974 a 26 de março de 1975. No desempenho destas funções governativas foi responsável pelo provimento do pessoal docente, administrativo e auxiliar para as escolas, pela criação de escolas e a reconversão de outras, sendo esse o caso dos institutos industriais em escolas superiores. Neste período revolucionário foi prioritário, para o ministério da Educação, legalizar as comissões constituídas nas escolas e criar diferentes órgãos de gestão dos estabelecimentos escolas oficiais – conselhos diretivo, pedagógico e administrativo, respondendo às reivindicações de alunos e professores.
Na década de 1990 colaborou de novo como o Ministério da Educação, participando em grupos de trabalho sobre planeamento, programação, gestão escolar e financeira, avaliação das escolas profissionais e modalidades de formação.
Distinções
Em janeiro de 1998 recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.
Projeto: