A carregar...

PESSOAS
x
Nome completo:
José de Melo Torres Campos
Nota Biográfica:
Subscritor da SEDES nº 57 - José de Melo Torres Campos, Engenheiro
Nasceu a 1 de dezembro de 1932 em Idanha-a-Nova.
Formação e percurso académico
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. Foi professor associado do ISCTE.
Percurso profissional
Em 1957 iniciou a sua atividade profissional como engenheiro na Fábrica de Condutores Elétricos Diogo d❜ Ávila. Trabalhou no Instituto Nacional de Investigação Industrial (INII), primeiro exercendo funções técnicas. Na década de sessenta trabalhou numa empresa do setor privado, a C. Santos – Comércio e Indústria. Em 1969 tornou-se diretor-geral dos Serviços Industriais, cargo que exerceu até 1973.
No contexto do processo de nacionalizações ocorrido após o 11 de março de 1975, aceita o convite para dirigir a Comissão de Reestruturação da Indústria Cimenteira e, entre 1976 e 1982, exerce o cargo de presidente da Cimentos de Portugal (CIMPOR), empresa pública constituída com a apropriação pelo Estado das empresas do setor. Em parte desse tempo é também administrador, entre 1976 e 1982, da SECIL, outra empresa da área dos cimentos.
Em 1996 regressou à administração pública, tendo aceite o convite de António Guterres, que fora seu chefe de gabinete nos tempos em que foi Secretário de Estado da Energia, para dirigir o Instituto de Participações do Estado e a empresa concessionária das autoestradas, a BRISA. No ano seguinte, cessa estas funções de gestão para presidir à administração da Parque Expo 98.
Foi comissário da exposição internacional de Lisboa, um cargo que assumiu apenas 15 meses antes da abertura. Manteve-se na administração da Parque Expo até 1999.
Percurso associativo e político
Na qualidade de diretor-geral dos Serviços Industriais, foi procurador à câmara corporativa em 1973 e 1974.
Após o 25 de abril de 1974 integrou os corpos dirigentes da SEDES. Sendo considerado uma pessoa próxima do Partido Socialista, foi convidado a exercer funções governativas como Secretário de Estado da Energia nos três primeiros Governos Provisórios, em 1974 e 1975.
Publicações selecionadas
Publicou trabalhos de investigação na área de engenharia e, em 2011, um livro de memórias – Memória do Portugal do Meu Tempo (1932-2010).
Distinções
Comenda do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial.
Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, pelos serviços prestados na comissão da Expo 98.
Projeto: