Nota Biográfica:
Subscritor da SEDES nº 55 - Alberto Eduardo Nogueira Lobo de Alarcão e Silva, Eng. Agrónomo
Nasceu em Coimbra, a 21 de junho de 1931.
Formação e percurso académico
Licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia do Instituto Superior Técnico. Foi investigador do Centro de Estudos de Economia Agrária da Fundação Calouste Gulbenkian
Percurso associativo e político
Além de sócio fundador da SEDES, foi membro da Ordem dos Engenheiros.
Foi deputado pelo círculo de Lisboa na Assembleia Nacional na X (1969-1973) e XI (1973-1974) Legislaturas. Na X Legislatura fez parte da Comissão de Economia e na XI Legislatura integrou a Comissão de Trabalho, Previdência e Assistência Social.
As suas intervenções no parlamento com maior projeção correspondem, na 1.ª sessão legislativa da X Legislatura, à proposta de lei de proteção da natureza, destacando a importância da constituição de parques naturais; na segunda sessão legislativa a uma intervenção em que procura responder aos problemas da habitação com um sistema de «segurança social» do Estado, e à participação na discussão sobre o ordenamento do território.
Integrando o grupo conhecido como “ala liberal”, Alberto de Alarcão subscreve, juntamente com João Bosco Mota Amaral, Francisco Pinto Balsemão, João Pedro Miller Guerra, uma proposta de revisão constitucional que dava mais garantias aos direitos e liberdades dos cidadãos, alargava os poderes do parlamento e restaurava a eleição direta para a presidência da República.
Na 3.ª sessão legislativa apresenta um aviso prévio sobre habitação e urbanização, defendendo uma nova política de habitação.
Participou também nas discussões do projeto de liberdade religiosa e de uma lei de defesa da concorrência.
Os desequilíbrios regionais foram outra preocupação das suas intervenções que na X quer na XI Legislatura.