Facebook Email

    EQUIPA

    Inês Castaño

    Inês Castaño é licenciada em pintura (FBA-UL, 2008) e mestre em museologia (NOVA FCSH, 2013). Doutoranda em História Contemporânea na NOVA FCSH, tem-se debruçado no estudo das metodologias e práticas de investigação colaborativa e de co-criação do conhecimento.
    Integrou a equipa dos projetos L3 — Lisboa Laboratório Comum de Aprendizagem (2015-2016) , DESIR — DARIAH ERIC Sustainability Refined (2017-2019) e Livingriver — Caring And Protecting The Life And Culture Around Rivers And Streams (2019-2021). 
    É investigadora do Programa Memória para Todos (desde 2015) e, mais recentemente, do projeto Treasuring — Dimensões ambientais, históricas e sociais da conservação no Parque Nacional da Gorongosa: implicações para a salvaguarda da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável (2019-2021).
    Lecionou em vários contextos de ensino e coordenou projetos culturais com uma estreita relação entre arte, território, património e educação (programa educativo da Galeria ZDB, programação cultural Aguêdê-Alê desenvolvida em São Tomé Príncipe e os projectos Soya Kutu, Novos Mapas e Veículo de intimidade).
    Palavras-chave: investigação colaborativa, co-criação, história pública, práticas patrimoniais.