Facebook Email

    EQUIPA

    Maria Fernanda Rollo

    COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
    Historiadora. Doutorada e Agregada em História Contemporânea. Professora catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Coordenadora do Doutoramento em História. Coordenadora da Pós-Graduação em Políticas e Gestão de Ciência e Tecnologia; Coordenadora do Centro República (2011-).
    Membro do Research Council do Instituto Europeu de Florença.
    Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2015-2018). Presidente do Instituto de História Contemporânea (2011-2015). Conceção e coordenação da infraestrutura ROSSIO (2011-2015). Comissária Nacional para as Comemorações do Centenário da República (2008-2011). Vice-presidente do Instituto de História Contemporânea (…-2011). Comendadora da Ordem Infante D. Henrique.
    Tem como áreas de investigação História de Portugal no século XX; história da economia, da sociedade e da inovação no Portugal contemporâneo; história da engenharia em Portugal; participação de Portugal nos movimentos de cooperação económica europeia; história institucional, história empresarial; história das políticas e da organização da ciência em Portugal; ciência aberta, ciência cidadã – disseminação e democratização do conhecimento.
    Coordenação de principais programas e projetos de investigação em curso: Memória para Todos (https://memoriaparatodos.pt); DESIR WP6 – DARIAH (Digital Research Infrastructure for Arts and Humanities); História e Património da PSP – Polícia de Segurança Pública; (https://historiaepatrimoniodapolicia.wordpress.com/o-projeto/); Memória dos Seguros e das Seguradoras (http://memoriadoseguro.pt/o-projeto/); Memórias da Emigração e das Comunidades Portuguesas; Living Rivers, Erasmus+; Treasuring – Memórias da Gorongosa, Moçambique; História de Sines e do Complexo Industrial de Sines; Biografias dos Presidentes da Fundação Calouste Gulbenkian; Reservas da Biosfera.