Desenvolvido pelo Instituto de História Contemporânea (IHC-UNL/FCSH) em estreita parceria com a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, o projeto de investigação Memórias de São Domingos de Benfica dedica-se à identificação, recolha, estudo e divulgação de testemunhos, histórias, memórias e objetos de todos aqueles que participaram na construção da história desta freguesia.
Iniciado em fevereiro de 2017, as histórias e memórias têm vindo a ser recolhidas em colaboração com as diferentes instituições e entidades locais. Este é um espaço aberto a todos, onde se pretende construir, de forma colaborativa, uma cronologia dedicada à história desta freguesia, tendo o século XX como principal objeto de estudo.
Estes conteúdos contribuem para o aprofundamento do conhecimento histórico desta zona da cidade de Lisboa assim como para a promoção e valorização da memória coletiva.

Tem postais, fotografias e filmes, que testemunhem a sua vida familiar na Freguesia de São Domingos de Benfica? Tem recordações da antiga paisagem rural, outrora preenchida por quintas, jardins e matas, assim como a paisagem fabril e urbana da primeira metade do séc. XX? Guardou os bilhetes de elétrico, ou outros documentos que testemunhem a sua vida quotidiana na Freguesia?

Partilhe-os connosco e faça História partilhando a sua.