Praça de Touros do Campo Pequeno

A Tauromaquia portuguesa viu o seu apogeu em meados do século XIX, quando o rei D. Miguel I mandou construir, em 1831, a Praça de Touros do Campo de Santana, à qual, depois desta encerrar as portas em 1888, sucedeu a Praça de Touros do Campo Pequeno. A inauguração da nova Praça de Touros de Lisboa, em 1892, renovou a tradição tauromáquica da cidade. Da autoria do Arquitecto António José Dias da Silva (1848-1912) é um edifício de estilo neoárabe, com uma arena ampla e frequentemente utilizada, como palco de inúmeros espectáculos lúdicos.

Entre 2000 e 2006 o edifício foi submetido a obras de requalificação, sendo então construído, nos pisos subterrâneos, o actual Centro Comercial do Campo Pequeno com projecto de arquitectura da responsabilidade do Arqto. José Bruschy, com a colaboração dos Arqtos. Pedro Fidalgo, Filomena Vicente e Lourenço Vicente. Apesar da alteração das suas funções iniciais,a Monumental de Lisboa mantém a “festa brava”.

Actualmente, a Praça de Touros do Campo Pequeno é considerada um dos principais pólos de entretenimento urbano, reunindo ainda milhares de espectadores e aficcionados pela Tauromaquia. Pela Praça passaram nomes como Alfredo Tinoco, Vicente Roberto, João Peixinho, João Branco Núncio, José Júlio e Paco Camino.

 

Bibliografia
DA SILVA, Raquel Henriques – Das Avenidas Novas à Avenida de Berna. [Em linha]. In Revista do Instituto de História da Arte, n.2 (2006), Lisboa: Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNL e Edições Colibri,  pp. 126-141[Consult. março 2018]. Disponível em https://run.unl.pt/bitstream/10362/12455/1/ART_9_Silva.pdf.

DE PINA, Joana – Espaço de Cultura no Campo Pequeno. Definição de uma estratégia. [Em linha]. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2012. Tese de mestrado. [Consult. abril 2018]. Disponível em https://run.unl.pt/bitstream/10362/7891/1/Tese%20Joana%20Pina.pdf.

DIAS, Marina Tavares – Lisboa Desaparecida, volume 3, Lisboa: Quimera, 1990.

Webgrafia
CAMPO PEQUENO. A Praça de Toiros. [Em linha. Consult. março 2018]. Disponível em http://www.campopequeno.com/tauromaquia/historia/a-praca-de-toiros.

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

barra-de-logos-memoria

Deixe uma resposta