Nuno Alves Caetano

SINOPSE

Nuno Alves Caetano viveu na Avenida António Serpa, tendo frequentado o lar educativo João de Deus. É neto da autora do livro de receitas “Pantagruel” e lembra os períodos de prova das receitas e do grande movimento de familiares e amigos, que se reuniam à mesa. A sua casa situava-se em frente da sede da Legião Portuguesa, posteriormente primeira sede do PCP.

Relembra as cheias de 1967, mais fortes do que as que aconteciam todos os Invernos, bem como as alterações no urbanismo que se deram na zona.

Tem memória do comércio local e ambulante, com destaque para uma loja de contrabando e para os aguadeiros, fruteiras e amoladores, respectivamente.

Frequentava a pastelaria Ideal das Avenidas, os cinemas Berna, 444, do Quarteto e Monumental, o Apolo 70, a Gulbenkian e touradas na Praça do Campo Pequeno.

Recorda, na Avenida de Berna, o quartel militar do Trem Alto, onde hoje é a FCSH-UNL, e a antiga fábrica de gelados (La Fabbrica), agora situada perto do Jardim do Arco do Cego, para além de uma maior proximidade entre moradores e vivência de bairro.

 

FICHA DE ENTREVISTA

Entrevistado: Nuno Alves Caetano

Entrevistador: Luísa Seixas, Marta Galvão Teles, Sofia Diniz

Data da entrevista: 23 de junho de 2016

Edição de vídeo: Ana Francisca Bernardo

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

Deixe uma resposta