Costa Campos — barítono

João Eduardo Costa Campos (Luanda, 1967) é formado em Direito, tendo sempre gostado de cantar.
Quando entrou no Conservatório Nacional, por influência de Maria Germana Tânger, percebeu que queria especializar-se no canto.
Mais tarde, também por influência de Águeda Sena, mas principalmente através de Sara Rosa e Álvaro Malta, decidiu procurar aulas de canto, sendo aluno de Maria Cristina de Castro, Hugo Casais, Elsa Saque, entre outros. Mais tarde, estudou com Grace Bumbry, que considera ter sido a sua grande professora.
A sua primeira atuação enquanto coralista ocorreu na Aula Magna (Lisboa), num concerto protagonizado por Mara Zampieri.
Ingressa no coro do TNSC em 1987.
Estreou-se na ópera com “Triologia das Barcas”, de Joly Braga Santos.
Considera que o mundo da ópera perdeu alguma intensidade e paixão, tanto por parte do público, como dos artistas.
Vê o Teatro Nacional de São Carlos como algo de importância imensa para o país, pela sua beleza arquitectónica e pela importância histórica que alberga, sendo a única casa de ópera nacional.
Lamenta a necessidade dos cantores recentes iniciarem a sua carreira no estrangeiro, pela falta da Companhia Portuguesa de Ópera e destaca a importância da passagem de conhecimento entre cantores.

0:00 – Paralelismo entre a formação em Direito e a Ópera
1:17 – Entrada no Conservatório Nacional
1:51 – Início da carreira no teatro
2:18 – Início da formação em canto
2:59 – Primeira ida à ópera
3:45 – Envolvência no mundo do teatro
4:33 – Diferenças nos públicos e nos artistas ao longo do tempo
6:54 – Estreia na ópera
7:30 – Trabalho com Joly Braga Santos
8:04 – Estudo com Grace Bumbry
10:52 – Relação de Grace Bumbry com o TNSC
11:39 – Diferentes professores de canto
13:10 – Colegas marcantes
14:19 – Importância do TNSC
16:14 – Importância da possível coexistência entre um Teatro de iniciação e o TNSC
17:29 – Diferenças no espectáculo actual
18:23 – Aproximação da ópera ao público jovem
20:10 – Importância social e indumentária no TNSC
21:33 – Momentos marcantes
23:23 – Espectáculos de destaque
24:00 – Dinâmicas entre Directores Artísticos
24:35 – Importância do Coro e da Orquestra
25:03 – Importância de Gianni Beltrami

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

Deixe uma resposta