David Duarte

SINOPSE

David Duarte nasceu em Lisboa, na Maternidade Magalhães Coutinho e, desde então, vive nas Avenidas Novas. Estudou no Colégio Instituto Nacional, na Escola Pedro Santarém, em Sete Rios e posteriormente no Liceu Camões. Matricula-se na Escola Comercial, no Largo do Carmo onde prossegue os estudos na área comercial e marketing. 

Na década de 1960 fundou a Galeria de Arte ÉPOCA juntamente com alguns artistas como Artur Bual, Sebastião Rodrigues, António Casimiro. António Botelho e Luís Castel Branco.

Deu início à sua vida profissional cedo, na Casa Pinóquio, onde vendia brinquedos. 

Trabalhou na Philips entre 1964 e 1971, onde exercia funções na área da publicidade e na formação de trabalhadores, tendo um papel de destaque no lançamento da cassete áudio em Portugal. Foi responsável pela reestruturação do marketing da Vista Alegre em 1971. Em 1973 foi convidado para inaugurar uma fábrica de cerâmica de Setúbal, desta vez em Marketing, levando o nome da marca a grandes exposições internacionais, como em Atlantic City nos Estados Unidos da América. Anos mais tarde, em 1978, foi convidado a trabalhar na Fábrica de Loiças de Sacavém, sendo também responsável pela reestruturação da área de marketing. 

A partir de 1980, trabalhou na Editorial Verbo, fundando o Clube Juvenil Verbo, que publicava revistas bimestrais, enviadas para crianças de todo o mundo, e criando a Verbo Postal, sistema de venda de livros por correspondência. Foi também responsável pela criação de slogans emblemáticos, como “Eu quero um Mitsubishi!”, para a empresa homónima. Trabalhou, ainda, na fábrica de loiças SECLA.

Recentemente ajudou a criar uma empresa de desinfestação muito conhecida pelas suas viaturas amarelas com orelhas de rato — a empresa do ramo com maior visualização.

Recorda o Café e Cinema Monumental, no Saldanha, que frequentava regularmente com amigos, que ainda hoje mantém. Recorda os percursos de eléctrico e as brincadeiras de infância no largo de São Sebastião da Pedreira. Lembra os passeios ao fim-de-semana no Parque Eduardo VII, referindo as mutações deste espaço ao longo da sua vida, desde o surgimento da Praça do Marquês de Pombal ao aumento do tráfego automóvel.

Refere a inauguração da Feira Popular, a que assistiu, assim como a Primeira emissão da RTP, com Vera Lagoa.

A sua vida profissional foi marcada pelo sucesso, que considera só ter sido possível devido aos colaboradores com que trabalhou.

Depois de casado, foi viver para a Rua Latino Coelho e, actualmente, faz toda a sua vida na freguesia das Avenidas Novas, das quais guarda memórias de infância e momentos marcantes da sua vida.

FICHA DE ENTREVISTA

Entrevistado: David Duarte

Entrevistador: Sofia Diniz e Luisa Seixas

Edição de vídeo: Joana Flor

Data da entrevista: 25 de novembro de 2016

Deixe uma resposta