Ana Maria Moreira Rato

SINOPSE

Ana Maria Moreira Rato nasceu a 19 de dezembro de 1936 e viveu na Avenida Ressano Garcia até aos quatro anos de idade, indo nessa mesma altura viver para a Avenida Luís Bívar com a sua família.

Os seus avós eram das Avenidas Novas e os seus pais foram viver para o Bairro Azul quando se casaram.

Frequentou o Colégio de São José, o Colégio Parisiense e o Liceu Filipa de Lencastre. Conviveu com várias famílias da zona e frequentou a paróquia de São Sebastião da Pedreira.

Recorda os campos existentes nas Avenidas Novas, os elétricos e a construção dos prédios na Avenida António Augusto Aguiar.

Frequentava a Feira Popular, assim como diversos cinemas, como o São Jorge e o Monumental. Refere a importância das pastelarias Versalhes e Dália.

Casou-se em 1961, mudando-se para a Rua Joaquim Casimiro junto à Lapa, retornando à Avenida Luís Bívar um ano e meio depois.

Teve uma loja de antiquário e fez voluntariado na Maternidade Alfredo da Costa, assim como na Paróquia de São Sebastião da Pedreira, apoiando as Irmãs de São José de Cluny que prestavam cuidados de saúde aos bebés que viviam na Rua de São Sebastião da Pedreira. Recorda, deste modo, a pobreza que existia nesta mesma rua.

FICHA DE ENTREVISTA

Entrevistado: Ana Maria Moreira Rato

Entrevistador: Gustavo Pedroso, Luisa Seixas, Sofia Diniz

Data da entrevista: 14 de fevereiro de 2017

Edição de vídeo: Gustavo Pedroso

Deixe uma resposta