Ana Maria Botto Machado

Ana Maria Botto Machado nasceu a 23 de agosto de 1956 em Lisboa. Os seus avós paternos, Augusto e Julieta Rodrigues Lopes, moraram nas Avenidas Novas, primeiramente (c. 1930), no nº16 da Avenida 5 de Outubro e, posteriormente, na década de 1940, adquiriram o imóvel  situado no nº 98 da Avenida da República. Ana Maria Botto Machado morou nesta casa desde que nasceu e até 1963 (edifício entretanto demolido), tendo frequentado neste período um colégio primário na Rua de Entrecampos nº 9. Era o colégio “Ninho de Crianças” onde hoje é a União das Misericordias Portuguesas.

O avô, Augusto Lopes e posteriormente o pai, José Augusto Guerra Machado, foram proprietários até 2009 da conhecida alfaiataria e loja de moda masculina nos Restauradores, Lourenço & Santos, Lda.

Ana Maria Botto Machado viveu de 1963 até 2000 fora do território das Avenidas Novas, mas em novembro de 2000 regressou e vive desde essa data com o marido e os 3 filhos na Av. Visconde Valmor.

Do período em que viveu nas Avenidas Novas, até aos seus 6 anos, concluídos em 1963, recorda a venda de perùs pela época do Natal na zona por de baixo da linha de caminho de ferro de Entrecampos, o desfile (ou treino) das tropas que vinham do quartel do Lumiar por ocasião da Guerra em África, as grandes inundações na zona do nº 98 da Av da República que obrigaram sua Mãe a entrar na agua para cuidar dos seus irmãos mais novos e a cedência de um dos prédios vizinhos do nº 98 da Av. da República (possivelmente o nº 84) a refugiados goeses aquando da invasão e ocupação de Goa. Era então muito pequena, mas estranhou a presença de mulheres e crianças vestidas com saris, pelo que lhe terá sido dada essa explicação.