Notícias

 

 

dias-da-memoria-olaio

 

 


 

natal-nas-avenidas-novas

 


Maria Teresa Rocha no Bairro de Santos ao Rego, s/d. Arquivo pessoal de Maria Teresa Rocha
Maria Teresa Rocha no Bairro de Santos ao Rego, s/d. Arquivo pessoal de Maria Teresa Rocha
Licença Creative Commons

 

Ciclo Memória e Cidade nas Avenidas Novas

19 novembro 11h |  Visita guiada ao Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian por Teresa Bettencourt da Camara (arquitecta paisagista)

O Ciclo Memória e Cidade nas Avenidas Novas integra o projeto Memória das Avenidas. Dedica-se ao estudo e compreensão da História das Avenidas Novas, através de um processo coletivo e participativo que concorre para a construção da identidade e do  conhecimento histórico através das memórias individuais, familiares e afetivas. O programa contempla diferentes abordagens acerca da cidade, promovendo um espaço de encontro e partilha que contribua para uma leitura transversal e pluridisciplinar dos processos de transformação das paisagens urbanas.

Propondo diferentes visões e entendimentos da história da freguesia, o programa promove visitas guiadas a espaços emblemáticos da cidade, estimulando a partilha de memórias do quotidiano e o enquadramento de perspetivas teóricas do contexto social e cultural desta unidade urbana, a par com um reflexão continuada acerca do papel da memória na construção da identidade local e da realidade social.


mda_flyer